quinta-feira, 23 de maio de 2013

Faraó Mênphis

Sociedade/civilização que pertence : Antigo Egito

Posição social que ocupa : Faraó

Gênero: Masculino

Modo de vida: Era considerado um deus vivo. Possuía poderes absolutos na sociedade, decidindo sobre a vida política, religiosa, econômica e militar.

Costumes/hábitos: Os faraós comemoravam com uma festa anual o aniversário da sua coroação.Os faraós tinham muitas mulheres e as famílias reais eram grandes. Em realidade, poder-se-ia dizer que o rei do Egito tinha famílias em vários níveis diferentes, de acordo com o posicionamento hierárquico de suas mulheres. Não havia cerimônias de casamento e a rainha principal era a que mais se aproximava do nosso conceito atual de esposa. Apenas os filhos dessa esposa principal do rei e de algumas das mulheres secundárias por ele favorecidas teriam a oportunidade de se tornarem faraós. Como único proprietário do país, o rei tinha o direito de dispor do conjunto da população.

Religião: Politeísta

Arte: A arte no antigo Egito surgiu aproximadamente em 3000 a.C. e tinha uma forte representação religiosa, em função da crença que o povo tinha na vida após a morte. As paredes das pirâmides possuem pinturas que representam a vida cotidiana dos nobres em desenhos com duas dimensões apenas, sem preocupação com a perspectiva. 

Forma de linguagem/escrita: A escrita egípcia (medu netjer ou sech) é uma das primeiras da Antiguidade. A sua invenção data cerca 3000 a.C, do período anterior ao estabelecimento das dinastias faraônicas, e é resultado da fusão de vários elementos.

Período histórico: Cerca de 5000 anos atrás.

Região habitada: Norte da África, às margens do rio Nilo.

Nomes:

3 comentários: